quarta-feira, 25 de julho de 2012

Hepatite C

Campanha incentiva o tratamento de Hepatite C

Centro de Especialidades Médicas do Ipsemg promove ação entre 23 a 27 de julho
por Wander Veroni

Fonte: Agência Minas
Foto: Portal da Saúde/SUS.

De 23 a 27 de julho, o Centro de Especialidades Médicas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) realiza uma campanha, de 8h às 18h, para detecção do vírus da Hepatite C. O objetivo é que os beneficiários do Ipsemg possam fazer o teste para verificar a presença da doença e ser encaminhados diretamente para o médico especialista, sem a necessidade de realizar marcação de consultas. O resultado do teste será liberado em cinco minutos e os beneficiários têm a garantia do sigilo. O Centro de Especialidades Médicas fica na rua Domingos Vieira, 488, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 170 milhões de pessoas em todo o mundo devem infectada com o vírus (VHC), que foi identificado em 1989. No Brasil, a estimativa é de que haja aproximadamente três milhões de portadores do vírus da Hepatite C. Geralmente, a doença é transmitida por via sexual e de mãe para filho, além do contato com sangue contaminado, por meio de materiais perfuro cortantes como agulhas, alicates de unha, piercings, entre outros.

Para evitar a contaminação e transmissão do vírus da Hepatite C, recomenda-se de modo geral que as pessoas, independente da faixa etária: não compartilhem escovas de dente; lâminas de barbear; alicate de unha; tenha o próprio kit de manicure; cubra qualquer sangramento; verifique se agulha ou qualquer outro objeto que entre em contato com sangue é descartável ou está devidamente esterilizado; só faça sexo seguro e tome vacinas contra as hepatites A e B.

Na maioria dos casos, os portadores do vírus da Hepatite C desenvolvem a forma crônica da doença, o que causa sintomas, como: mal-estar, pele amarelada, dores musculares, náuseas e vômitos. A doença pode se manifestar até 20 ou 30 anos depois do contato com o vírus, fase em que a funções hepáticas geralmente já estão comprometidas. Ainda não existe vacina contra a doença, mas há tratamento a partir do diagnóstico precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário