terça-feira, 24 de julho de 2012

Inaugurando serviços no RJ

terça-feira, 24 de julho de 2012

Hospital da Mulher inaugura serviço para portadoras de NTG

Antes de ser transferido para o Hospital da Mulher o serviço era oferecido na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

O Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, acaba de inaugurar um serviço voltado para pacientes portadoras de neoplasia trofoblastica gestacional NTG. Esta doença é identifica após a mulher receber um exame positivo para gravidez. No entanto, após o exame de ultrassom, descobre-se que em vez de esperar um bebê, ela tem uma mola hidatiforme, que é um tumor com potencial de se tornar maligno.

O tratamento é feito através da retirada da mola por meio de aspiração e a mulher é acompanhada por um tempo que varia de 6 meses a 1 ano. Em 20% a 30% dos casos, o quadro evolui para um câncer e a mulher precisa ainda passar por um tratamento de quimioterapia e é acompanhada por mais dois anos e, idealmente, uma vez por ano pelo resto da vida.

Antes de ser transferido para o Hospital da Mulher o serviço era oferecido na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Na primeira semana de serviço quase 50 pacientes da Santa Casa já foram encaminhadas para o HMHS. O Centro de Referência de Neoplasia Trofoblastica Gestacional é coordenado pelo professor Paulo Belfort, que conta com uma equipe de oncologistas, ginecologistas e obstetras, além de enfermeiros.

Fonte Saudeweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário