segunda-feira, 30 de julho de 2012

Evento sobre Atenção Básica

ENSP participa do VI Seminário Internacional de Atenção Básica

Publicada em

Começou no domingo (29/7), no Rio de Janeiro, o VI Seminário Internacional de Atenção Básica. Com o tema Universalização com Qualidade, o evento busca contemplar o intercâmbio de experiências e práticas de gestão, cuidado e participação popular desenvolvidos pelas modelagens de atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e em experiências de sistemas de saúde em outros países. As pesquisadoras da ENSP Marly Marques da Cruz, Elizabeth Moreira dos Santos e Márcia Fausto participam do seminário, que contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na abertura. 
 
A pesquisadora Marly Marques da Cruz, do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser), é uma das participantes da mesa A prática autoavaliativa nos processos de qualificação da atenção básica, que ocorre na tarde desta segunda-feira (30/7). Na terça (31/7), as pesquisadoras Elizabeth Moreira (Laser) e Márcia Fausto (vice-direção da Escola de Governo em Saúde) participam da mesa Avaliação em saúde, na sala 3 do Windsor Barra Hotel. 
 
Na abertura, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou investimentos para a reforma de unidades básicas de saúde (UBS), a nova plataforma tecnológica do projeto Telessaúde Brasil Redes, que realiza teleconsultoria a distância, e o resultado da avaliação das equipes de atenção básica integrantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do qual a ENSP faz parte.
 
O tema do seminário – Universalização com Qualidade – visa debater a construção de ações de melhoria da qualidade da atenção básica, por meio do desenvolvimento de padrões de qualidade comparáveis internacional e nacionalmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção básica em saúde e à construção de redes de atenção a saúde.
 
Os quatro eixos prioritários de discussão do seminário são:
 
1. Estratégias para ampliação do acesso, da qualidade das práticas de saúde e da satisfação dos usuários;
 
2. Qualidade e inovação na gestão da atenção básica e em redes de atenção à saúde, fortalecendo os processos de monitoramento e avaliação, apoio institucional e educação permanente; 
 
3. Promoção da transparência dos processos de gestão, participação e controle social e a responsabilidade sanitária dos trabalhadores e gestores de saúde;
 
4. Configuração de redes de atenção, tendo a atenção básica como coordenadora do cuidado, para ampliar a eficiência e efetividade dos sistemas de saúde.
 
O evento faz parte das ações do planejamento anual do Departamento de Atenção Básica.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário