domingo, 8 de julho de 2012

Telemedicina

Médicos do InCor vão atender pacientes do SUS por telemedicina

Com informações da Agência Brasil
 
Coração à distância
Especialistas do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas de São Paulo vão ajudar a diagnosticar doenças cardiovasculares em até 200 unidades do SUS do país.
A orientação será dada à distância por meio de videoconferência.
O projeto pretende agilizar o início do tratamento, tendo em vista que 5% das mortes ocorrem na primeira hora da manifestação da doença e 80% em até 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde.
Uma equipe do InCor estará disponível 24 horas por dia para prestar a orientação à distância.
Serão usados recursos de imagem, som e transmissão de dados.

Telemedicina
De acordo com o InCor, a central de telemedicina é composta por equipamento portátil de eletrocardiograma, microcomputador com monitor de alta resolução, câmera de vídeo para internet, microfone e fone de ouvido.
O Ministério da Saúde disponibilizou R$ 991 mil para a primeira fase do projeto, que integra o Programa Telessaúde Brasil, que já chegou a 1.733 unidades de saúde do país.
A expectativa dos órgãos é que, em até dois anos, 200 unidades do sistema público de saúde se credenciem para participar do projeto.
O convênio entre o ministério e o InCor começa a vigorar em um mês, com uma fase piloto nos prontos-socorros da zona oeste de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário