segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Epidemia silenciosa

Obesidade infantil afeta uma em cada três crianças

Dado foi apresentado no documentário Muito além do peso, no primeiro dia do Páginas Saborosas – Festival de Gastronomia

Créditos: Cláudio Tavares
Obesidade infantil afeta uma em cada três crianças
Debate foi feito depois de exibição de documentário
 
O mundo vive hoje uma epidemia que ao mesmo tempo é gritante e silenciosa. A obesidade infantil, ou sobrepeso, afeta mais de 33% das crianças brasileiras. Enquanto muitas pessoas ainda não sabem que a obesidade é uma doença que precisa ser tratada, multiplicam-se as doenças decorrentes dessa situação, entre elas os problemas cardíacos, que estão entre as principais causas de morte.

 O assunto foi discutido no primeiro dias de atividades do Páginas Saborosas – Festival de Gastronomia, onde foi apresentado o documentário “Muito além do peso”, produzido pela Maria Farinha Filmes, com o patrocínio do Instituto Alana, que denuncia o problema.

 Após a exibição, a médica endocrinologista Maria Barcellos Rosa Modkovski, a psiquiatra Rita Mainardi Bedin e o neuropediatra Marccus Loguercio participaram de um debate mediado pela vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF Bernadete Dalmolin.

Crianças que não reconhecem uma batata, um mamão ou mesmo outras frutas ou legumes do dia-a-dia. Crianças que choram quando os pais tentam orientá-las a não tomar refrigerante e comer salgadinhos, bolachas recheadas ou outros tipos de fast-food. Essa realidade preocupa. Além do peso dos pequenos outros problemas são causados em decorrência da obesidade como: diabetes, colesterol elevado, problemas cardíacos, hipertensão e trombose.

Discriminação
Outro problema enfrentado por crianças obesas é a discriminação que sofrem dos colegas de escola por serem diferentes. Para a médica endocrinologista Maria Modkovski o que agrava o problema é que muitas pessoas não reconhecem a obesidade como doença, entre elas os pais de crianças que sofrem com o mal. Segundo ela, a minoria dos casos de obesidade se deve a problemas hormonais ou outras doenças. A maioria é decorrente do comportamento assumido em relação à alimentação. A psiquiatra Rita Bedin destacou que o sobrepeso ainda causa sofrimento emocional para as crianças. Para ela, muitas famílias minimizam o problema.

O neuropediatra Marccus Loguercio esclareceu que a criança precisa ser orientada a processar os alimentos e que elas tem tendência em reproduzir os comportamentos dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário