quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Campanha

Fiocruz faz campanha de vacinação contra hepatites virais no Rio de Janeiro 

Campanha acontece nesta quinta-feira (8/8) e na sexta-feira (9/8) no campus da Fiocruz, em Manguinhos, na zona norte do Rio


Agência Brasil
Publicação: 08/08/2013 14:33




Instituto Oswaldo Cruz iniciou campanha de vacinação contra a Hepatite B na manhã desta quinta-feira (8/8) em Manguinhos, zona norte do Rio (Reprodução Agência Brasil)
 I
Para lembrar o Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, o Instituto Oswaldo Cruz iniciou na manhã desta quinta-feira (8/8) uma campanha de vacinação contra a Hepatite B. Além da imunização, o instituto, órgão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está realizando testes rápidos para identificar a doença e divulgando métodos de prevenção à doença.

A campanha acontece nesta quinta-feira (8/8) e sexta-feira (9/8) no campus da Fiocruz, em Manguinhos, na zona norte do Rio, onde enfermeiros distribuem panfletos informativos às pessoas. No domingo (11/8) será realizada uma caminhada para conscientização em Copacabana, na zona sul, quando enfermeiros continuarão vacinando as pessoas.

A médica Mariana Lewis, responsável pelo Ambulatório de Hepatites Virais do instituto, disse que a hepatite quase nunca apresenta sintomas.
 
 “Infelizmente, a grande maioria das pessoas, são assintomáticas, não sentem nada. É por isso que a gente faz essas campanhas de testes rápidos. Porque muitas pessoas são portadoras, mas desconhecem porque não sentem nada”, disse.


De acordo com a médica, há várias formas de se prevenir contra a hepatite, além da imunização. “Para crianças, o governo faz a prevenção através do calendário de imunização. Atualmente, essa vacinação se estendeu para indivíduos de até 49 anos. Nos adultos é importante não compartilhar alicates, ter cuidado com o local onde se faz tatuagem e piercing, usar camisinha”.

O empresário Fernando Salvador, de 47 anos, conta que soube da campanha por acaso e voltará amanhã com os parentes para serem imunizados. “Eu estive com a minha esposa aqui hoje. Ela vai fazer um acompanhamento médico e descobrimos a campanha para hepatites B e C. Nos disseram que poderíamos fazer hoje e, como é uma coisa que todo mundo deve fazer, porque é bom para todos, eu resolvi fazer com ela e vou trazer meus filhos e meus parentes amanhã”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário