quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Concurso cultural

O Concurso Cultural “Somos Parte do SUS que dá certo” busca mapear e valorizar experiências de humanização da atenção e gestão no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da mobilização de gestores, trabalhadores e usuários do SUS. Diante do sucesso da iniciativa, com quase 200 experiências já cadastradas, o período de inscrições foi prorrogado até 30 de agosto.

Para se inscrever, basta enviar um vídeo de até cinco minutos que mostre algum serviço ou iniciativa da saúde pública que traga resultados positivos e de acordo com as diretrizes da humanização do SUS.

Não é necessária filmagem profissional; serão aceitos vídeos captados por câmera fotográfica ou celular, desde que apresentem ações que envolvam as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) desenvolvidas em Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, Hospitais, Serviços Especializados, Serviços de Atenção Domiciliar do Programa Melhor em Casa, setores relacionados diretamente à gestão no SUS, iniciativas de usuários e movimentos sociais, entre outros. As inscrições são realizadas online, na Rede HumanizaSUS.

A comissão julgadora selecionará 10 experiências de humanização com base em diferentes critérios, como criatividade e seu potencial para melhorar o acesso e qualidade no SUS, entre outros. As experiências selecionadas no Concurso Cultural serão documentadas em vídeo institucional da PNH, que neste ano completa 10 anos de atuação no SUS.

Dentre os 10 selecionados, haverá ainda a premiação com Menção Honrosa para o vídeo mais votado pelos internautas na Rede HumanizaSUS. O autor principal das 10 experiências selecionadas vai participar do 3º Seminário Nacional de Humanização, previsto para o segundo semestre de 2013 em Brasília - DF, com passagem, hospedagem e alimentação custeadas pela PNH.

Na Rede HumanizaSUS é possível assistir aos vídeos inscritos e ler o extrato do edital assinado pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha e publicado no Diário Oficial da União. O Concurso Cultural “Somos Parte do SUS que Dá Certo” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização.

Sobre a Política Nacional de Humanização – A Política Nacional de Humanização completa, em 2013, 10 anos de atuação no Sistema Único de Saúde. Sua proposta é alterar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS e contribuam para suas melhorias. Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional, o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais, Coletivos e Regionais , além da formação de gestores, trabalhadores e usuários.

Clique aqui e acesse a galeria dos vídeos já enviados.

Mais informações: Política Nacional de Humanização (61) 3315 – 9130.

Nenhum comentário:

Postar um comentário