sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Chega!

Posted: 01 Aug 2013 01:38 PM PDT
 

Mais de 3 mil servidores públicos municipais de Araucária (PR) paralisaram as atividades e foram às ruas na sexta-feira, 26/07. O movimento contou com a adesão em massa de servidores administrativos, agentes comunitários de saúde, professores, profissionais da saúde e da guarda municipal. Os manifestantes caminharam da Câmara Municipal de Araucária percorrendo as principais ruas da cidade e se concentraram durante todo dia na frente da prefeitura .
O presidente da FESMEPAR -Federação dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná, Luiz Carlos Silva de Oliveira e o presidente do SINDACS-PR (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Paraná (filiados à UGT), Luiz Carlos Alves de Lara estiveram durante todo o dia apoiando e acompanhando o movimento dos servidores público. “ Esse é um momento histórico para a cidade e reflete a insatisfação dos servidores públicos com a atual administração”, disse o presidente da FESMEPAR. Para Luiz Carlos de Oliveira, a gestão pública tem de pensar no bem-estar da comunidade, provendo com saúde, educação, transporte, esportes e segurança de qualidade. Mas por outro lado, tem de pensar nos servidores públicos que laboram diariamente à frente dos órgãos públicos, atendendo com qualidade e eficiência a população.
Para o presidente do SIFAR-Sindicato dos Funcionários e/ou Servidores Públicos de Araucária (filiado à FESMEPAR), Vilmar Barão, os servidores de Araucária estão nas ruas cobrando as promessas feitas na campanha eleitoral de 2012. “Passados 180 dias é inadmissível que essa administração não tenha feito nada do que foi prometido. Estamos nas ruas hoje exigindo a reposição da data base e o descongelamento do plano de carreira dos servidores públicos”, disse Vilmar.


Durante a manifestação ficou evidente o descontentamento dos profissionais da saúde, da educação e guardas municipais. Os professores da rede municipal já aprovaram um indicativo de greve, caso não haja um canal de negociação com a prefeitura. Por sua vez os profissionais de saúde exigem o cumprimento da jornada de 30 horas de trabalho. Guardas municipais denunciaram as condições precárias de trabalho, com a falta de equipamento e fardamento, e o sucateamento da frota da guarda.
Os agentes comunitários de saúde de Araucária querem receber o incentivo federal repassado diretamente ao município e que é incorporado no final de ano, na condição de mais um salário. “ Esse dinheiro vem direto do governo federal para os agentes comunitários de saúde, e se a prefeitura esta usando esse dinheiro para outros fins se caracteriza como crime de improbidade administrativa”, denuncia o presidente de SINDACS-PR, Luiz Carlos Alves de Lara.
Os servidores públicos de Araucária voltam ao trabalho nessa segunda-feira, 29 de julho, mas não estão descartadas novas paralisações e protestos. “ Nossa mobilização a partir de hoje é constante, e estamos acompanhando atentamente as ações da administração de Araucária”, concluiu o presidente do SIFAR, Vilmar Barão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário