segunda-feira, 26 de agosto de 2013

59 anos - Evento

Homenagens e exposição abrem 59 anos da ENSP

Publicada em
Para comemorar seus 59 anos de história, a Escola Nacional de Saúde Pública promoverá, de 3 a 6/9, a Semana Sergio Arouca, cujo tema é ENSP: pensamento crítico em saúde - A Reforma Sanitária em questão. O primeiro dia de atividades, terça-feira (3/9), contará com mesa-redonda, vídeo, homenagens a instituições da saúde coletiva brasileira e exposição sobre os 25 anos da criação do Sistema Único de Saúde. As atividades do dia, com início às 9h30, serão todas abertas ao público e não necessitam de inscrição prévia. Confira, no site dos 59 anos da ENSP, a programação do primeiro dia da Semana Sergio Arouca.


A abertura do evento ocorrerá às 9h30, no auditório térreo da ENSP. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o diretor da ENSP, Hermano Castro, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Paulo Garrido, participarão da mesa de abertura da semana comemorativa. Em seguida, haverá a apresentação do vídeo Pensamento crítico de Sergio Arouca, com aproximadamente dez minutos de duração. Na ocasião, haverá também uma homenagem ao Centro Brasileiro de Estudo de Saúde (Cebes) e à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Ainda na parte da manhã será realizada a inauguração da exposição fotográfica com registros históricos da 8ª Conferência Nacional de Saúde a da Constituinte de 1988. As fotos fazem parte do acervo da revista Radis, da Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz (CCS) e de Cid Fayão, fotógrafo da ENSP falecido recentemente. As fotos serão expostas na Tenda da Saúde (armada em frente ao pátio do prédio principal da ENSP) durante toda a semana de aniversário.

Destaque para o debate A 8ª Conferência Nacional de Saúde e o SUS: a Reforma Sanitária acabou?, às 14 horas, no auditório térreo da Escola, com as participações de Sonia Fleury, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e de Nelson Rodrigues dos Santos, da Universidade Federal de Campinas (Unicamp). A mesa será coordenada pelo pesquisador Ary Carvalho de Miranda, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP). A palestra iniciará às 14 horas no auditório térreo da ENSP.

Confira a programação completa da Semana Sergio Arouca no site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário