sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Teste rápido

Posted: 01 Aug 2013 11:04 AM PDT
Campanha do Ministério da Saúde para alertar para a tuberculose

Técnicos do Ministério da Saúde já implantaram no Rio de Janeiro e em Manaus um teste gratuito que permite detectar a tuberculose em apenas duas horas. A intenção é que esse método de diagnóstico seja realizado em todo o país até o final do ano.

De acordo com o coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, a importância do diagnóstico precoce se dá porque a doença afeta principalmente as populações mais pobres.A população de rua, presídio e indígena não tem condições de fazer o teste e voltar dias depois para buscar o resultado. Assim, perdemos muita gente”.

Tratamento
Se a tosse persistir por mais de três semanas, a indicação é procurar o posto de saúde mais próximo de casa para fazer o teste da tuberculose. Dráurio Barreira, alerta para os perigos de abandonar o tratamento. “A pessoa tem a impressão de que fica boa muito rápido por conta da melhoria dos sintomas, mas a cura só se dá realmente após seis meses de tratamento”.

Em 2012 foram mais de 19 mil internações por tuberculose no Brasil. O catador de lixo Reginaldo Fernandes, por exemplo, foi contaminado pela doença. Como recebeu o diagnóstico correto e seguiu o tratamento à risca, ele se recuperou com tranquilidade. “Eu tive que ir todos os meses ao hospital e voltar lá para pegar novamente os medicamentos. Fiz o tratamento direitinho para não voltar mais o problema. Não paguei nada. Foi tudo pelo SUS”.

Este ano, para conscientizar a população sobre os riscos e tratamento da tuberculose, o Ministério da Saúde distribuiu 1 milhão e 500 mil folhetos explicativos da doença, além de 156 mil cartazes e 251 folders e cartilhas.

 Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br.
Fonte: Fábio Ruas / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário