terça-feira, 12 de junho de 2012

Doce mel

Propriedades do mel

São excelentes e indiscutíveis as propriedades do mel e o seu consumo é uma benesse para o organismo.
O mel é muito apreciado pela sua natureza fortificante, laxante, diurética, anti-séptica e cicatrizante, entre outras aplicações terapêuticas. É considerado ainda como sendo o melhor adoçante. Se quer conhecer todas as propriedades do mel, continue a ler este artigo.
O mel activa o metabolismo do fígado e ajuda a eliminar até 35% do álcool. Da mesma forma, é excelente para ajudar a livrar o organismo de toxinas e para proteger o fígado dos medicamentos e de uma alimentação desequilibrada. Trata-se de um bom antioxidante, graças ao seu alto conteúdo em ácidos fenólicos e enzimas.
Outra das propriedades do mel é aumentar a energia, assim que é ingerido nota-se quase imediatamente uma diminuição do cansaço. Ajuda a prevenir e curar anemias, fadiga, stress, insónias ou ansiedade. Ajuda a dormir, quando se bebe um copo leite com mel.

mel

O mel é também bom para ajudar a evitar a retenção de líquidos em pessoas com problemas cardíacos e ajuda a aliviar o ardor e as dores da úlcera. Também é muito eficaz contra a prisão de ventre, sobretudo quando é mel de acácia.
Uma das propriedades mais conhecidas do mel é a sua função antibiótica. O mel com limão é o melhor remédio para os problemas de garganta, para além de acalmar a tosse. Por outro lado, as feridas e queimaduras podem ser curadas com mel, devido às suas propriedades anti-sépticas e cicatrizantes, que aceleram a cura da pele danificada.
Para conseguir uma pele suave experimente colocar um pouco de mel na cara e nas zonas ásperas e rugosas do corpo, como cotovelos e joelhos.
Por último, se precisa de cálcio, acompanhe o leite de um pouco de mel, pois é capaz de aumentar a sua absorção pelo organismo, ajudando a aumentar a massa óssea.
Apesar de todas as suas vantagens, não abuse muito do consumo de mel porque é um alimento com muitas calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário