Posted: 03 Jul 2012 07:23 AM PDT
Projeto
Alô Enfermeiro recebe mais de 2,5 mil ligações por mês; soluções de
questionamentos simples evitam o deslocamento desnecessário ao hospital
Um levantamento realizado pelo
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) apontou um número
surpreendente e que facilita a vida de quem passa por tratamento na
unidade. Mais de 90% dos pacientes que utilizam o serviço telefônico do
Alô Enfermeiro, projeto voltado para tirar dúvidas oncológicas, evitam o
deslocamento desnecessário ao Instituto. Desenvolvido para garantir
maior comodidade e segurança ao paciente, o hospital recebe,
mensalmente, cerca de 2,5 mil ligações.
A pesquisa apontou também a
maior fonte de dúvidas entre os pacientes: 60% delas estão relacionadas
aos sintomas que surgem nos dias seguintes à aplicação da quimioterapia,
como diarréia, febre, queda de cabelo, fadiga, náusea e calor
excessivo. Os usuários também indagam sobre assuntos relacionados às
atividades cotidianas: se é permitido depilar-se ou fazer a barba, como é
a alimentação adequada durante o tratamento e a forma de ingestão das
medicações prescritas, por exemplo.
Implantado no modelo de
enfermeiro de referência – em que o mesmo profissional acompanha o
paciente do início ao fim do tratamento –, o projeto permite ao paciente
realizar os questionamentos a um profissional que conhece seu caso e
seu histórico. Para isso, o Icesp utiliza um ramal móvel, conseguindo
atender às ligações em qualquer local do hospital.
“Com o sucesso do serviço,
conseguimos evitar que o paciente tenha de sair de casa e s deslocar ao
hospital sem necessidade, conseguindo esclarecer dúvidas simples e
pontuais. De todas as ligações recebidas, apenas 7% são de casos em que a
vinda ao Instituto é inevitável”, afirma Daniela Vivas, gerente de
enfermagem do Icesp e responsável pelo serviço.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Por SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário